30.1.07

Peter Pan Escarlate


O Menino Maravilhoso criado por J.M.Barrie ganhou uma nova grande aventura mais de oitenta anos depois de seu nascimento.
Peter Pan Escarlate é a seqüência oficial de Peter Pan e Wendy. A autora, Geraldine McCaughrean, foi a vencedora do concurso realizado em 2004 pelo Great Ormond Street Children's Charity, detentor dos direitos da obra de Barrie.
A autora mantém o estilo de Barrie ao retratar a Terra do Nunca e as maravilhosas aventuras dos Meninos Perdidos (que já haviam se tornado Senhores de Respeito) ao lado do líder Peter Pan.
É uma volta a um lugar do qual se sente saudades. O leitor pode sentir-se um dos meninos perdidos relembrando das aventura e dos personagens e ávido por novas descobertas.
A história é envolvente e muito fiel ao mundo de Barrie. Os fãs não devem ter receio em ver aquele universo fantástico maculado. Pelo contrário, é um tributo tão cuidadoso que passa por uma seqüência natural entre tantas possibilidades de continuação que existiam.
A edição brasileira é da Salamandra. A tradução de Maria Luiza Newlands Silveira é primorosa e merece menção, pois não é fácil traduzir todos os nomes satisfatoriamente, numa obra em que todos eles foram cuidadosamente escolhidos e são cheios de significado em sua língua original.
Em se tratando de Peter Pan que virou praticamente um conto de fada de domínio público, sinto-me na obrigação de recomendar aqui a leitura do texto original de J.M.Barrie, pois muitos só leram adaptações infantis ou assistiram aos filmes baseados na obra, o desenho da Disney ou o longa "Hook - A volta do Capitão Gancho".