As Crônicas de Spiderwick estrearam nos cinemas brasileiros. É um filme que traz a sempre convincente e comovente atuação de Freddie Highmore, menino prodígio de "Em busca da Terra do Nunca...". Nesse longa, baseado na série homônima de Tony DiTerlizzi e Holly Black, Highmore interpreta dois irmãos gêmeos, Jared e Simon, que se mudam com a mãe e a irmã para uma casa no interior herdada de seu tio-avô Arthur Spiderwick.

Eu realmente tive comichões em diversas andanças por livrarias para comprar a série de Spiderwick. Confesso a chatice que me perturba: sempre achei que era defeito e no mínimo estranha a encadernação dos livros, com as bordas das páginas rústicas e desalinhadas... E nunca comprei. Resisti bravamente a essas tentações. Depois de ver o filme, confesso que fiquei tentada a devorar a série de DiTerlizzi e Black.
Fiquei intrigada pois tenho certeza que os livros devem trazer mais profundidade para a história e para os personagens. A mensagem é bonita e a parte fantástica da história é uma idéia que povoa há muito o imaginário do Homem. É parecido com a concepção, por exemplo, do mundo de Artemis Fowl, criado pelo irlandês Eoin Colfer: o de um mundo oculto propositalmente por seres que convivem conosco, mas sabem que não é seguro aparecerem para nós, afinal, temos propensão a destruir o que não conhecemos (a velha idéia do Estranho: Ave Asimov! :)). O filme prende muito a atenção, a ação é contínua e convidativa. A sessão no cinema fica ainda mais divertida quando está pipocada de
crianças, com suas gargalhadas nas horas apropriadas. Gostei bastante, mas senti que faltou alguma coisa, talvez intensidade, pois apesar do bom ritmo da ação, o filme ficou muito próximo de ser apenas uma fantasia para crianças. E, tenho a impressão, a história tem potencial para mais que isso. É isso que gostaria de constatar nos livros...

O filme tem a direção de Mark Waters, que antes disso dirigiu a comédia romântica 'E se fosse verdade (Just Like Heaven)' e a comédia má adolescente 'Meninas Malvadas (Mean Girls)', bons filmes, na minha opinião e bem diferentes entre si.
Ficha técnica:
Gênero: Aventura
Tempo: 96 min.
Lançamento: 21 de Mar, 2008
Classificação: 10 anos
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Tempo: 96 min.
Lançamento: 21 de Mar, 2008
Classificação: 10 anos
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil