Olá!
Minhas idéias para um site sobre Literatura Fantástica, ou livros de fantasia, é pretenciosa. Pelas minhas pesquisas, percebo que há poucos sites em língua portuguesa que tratam do assunto com a mesma visão que tenho sobre ele. Muitos são especializados em determinadas obras ou determinados autores, como (e principalmente) os livros de Tolkien e as histórias de Harry Potter.
Como não sou formada em Letras, nem posso me considerar estudiosa no assunto, procuro muito pelas definições de autores consagrados. Minha primeira busca, para não ficar falando besteira, foi definir bem o que era "Literatura Fantástica" e a diferença para "Literatura Maravilhosa", então aí vai:
"Os relatos maravilhosos são aqueles que, mesmo situados fora do mundo da realidade, narram acontecimentos ocorridos num passado cronologicamente indeterminado. O narrador é onisciente e apresenta seu relato de tal forma que não há espaço para questionar sua história, coerente em si mesma. Entre esses relatos se encontram os contos folclóricos e de fadas, que figuram entre as primeiras manifestações literárias não escritas".
"A narrativa fantástica não cria, como a maravilhosa, mundos novos, completamente dissociados da realidade. Ela confunde elementos do maravilhoso e do real ou mimético. Afirma que é real aquilo que está contando - e para isso se apóia em todas as convenções da ficção realista - mas começa a romper esse "suposto real" à medida em que introduz aquilo que é manifestamente irreal. A toda hora se questiona a natureza daquilo que se vê e se registra como real. As unidades clássicas de tempo, espaço e personagem ficam ameaçadas de dissolução. Os temas estão ligados, normalmente, à invisibilidade, à transformação, ao dualismo e à luta entre o bem e o mal. Isso gera uma grande quantidade de motivos recorrentes, como fantasmas, sombras, vampiros, homens-lobo, duplos, dupla personalidade, reflexos (espelhos), masmorras, monstros, feras, canibais etc." (in Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. - http://orbita.starmedia.com/~stargate2/fantasti.htm)
E é exatamente sobre essas manifestações que vamos falar aqui. Vou falar pouco sobre Ficção Científica, que para mim é um tema tão grande quanto a fantasia, que merece o mesmo espaço para divulgação e discussões. Portanto, se sentir falta desse tema aqui, não é negligência, nem esquecimento, é uma opção consciente.
Bom, como comecei dizendo, minhas idéias para um site sobre o tema deste blog são "fanstasticamente ambiciosas", mas atualmente não disponho do tempo e dedicação que um projeto assim merece. O blog é um experimento e um instrumento para, quem sabe, arregimentar colaboradores para algo maior.
Desde já, conto com sugestões, críticas e colaborações de todos que quiserem contribuir!
13.2.06
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário