
Me permiti transcrever esse trecho do livro para enfatizar o reforço bem-vindo de minha posição sobre literatura fantástica. As histórias do mundo da imaginação não são sub-literatura ou feitas (somente) para adormecer crianças... Histórias fantásticas iluminam e entretêm leitores de qualquer idade que se mantenham abertos à criatividade, à ilusão, ao novo, ao genial, ao inesperado, ao lúdico, ao óbvio (nada obscuro) que passa despercebido... Permitam-se reler Peter Pan, As aventuras de Alice, Fábulas, Contos de Charles Dickens e dos irmãos Grimm.
Quando começou a trabalhar em Como e por que ler, seu livro anterior, Harold Bloom teve a idéia de escrever uma coletânea para jovens, organizada seguindo um plano que situasse as histórias em cenários que nos remetessem a cada uma das estações do ano. Daí surgiu CONTOS E POEMAS PARA CRIANÇAS EXTREMAMENTE INTELIGENTES DE TODAS AS IDADES, uma antologia que reúne 39 contos e fábulas e 74 poemas. Inspirado numa antiga publicação sua, The wind and the rain, de 1961, o autor agrupou o material selecionado em quatro blocos — Primavera, Verão, Outono e Inverno.
Entre os autores presentes, destacam-se: Oscar Wilde, Robert Louis Stevenson, Nathaniel Hawthone, Saki, Lord Byron, Walt Whitman, Herman Melville, Shakespeare, Lewis Carroll, Edgar Alan Poe e Nicolai Gogol, Ivan Turgenev, H.G. Wells e Guy de Maupassant, entre outros.
Um comentário:
Acabei de ver no cinema e publicar a critica no meu blog de cinema, um filme que achei a sua cara. O Labirinto do Fauno, já viu? Excelente! Depois da uma olhadinha lá. http://www.ntsa.interativo.org
Tb temos novas atualizações no Literatura Fantástica. Beijão!!!
Postar um comentário